terça-feira, 27 de maio de 2008

Religião X Droga


A religião vem sendo tomada como um importantíssimo instrumento contra o vício tanto físico como psíquico das drogas, tanto as legais(álcool e cigarro) como as ilegais(cocaína, maconha dentre outras). Muitas igrejas oferecem programas contra o vício, como por exemplo, Alcoólicos Anônimos e programas contra o uso de drogas.

A religião é totalmente contra o uso de qualquer tipo de droga seja licita ou ilícita, bem como grande parte da sociedade.

Antigamente nos anos 80 a droga era muito consumida entre os jovens hippies, que usufruíam descaradamente da maconha, alimentando assim o tráfico de drogas. O problema é que antigamente o tratamento era muito mais difícil uma vez que existia muito preconceito em relação a dependentes químicos, eles não era tratados como doentes e sim geralmente como vagabundos e como pessoas que não queriam parar de usar drogas(isso depois da época dos hippies). A igreja também oferecia um sistema de tratamento bem precário e muito raro sendo quase impossível achar um grupo de apoio aos dependentes. Outro motivo que ainda dificultou o tratamento da dependência química foi a falta de informação da sociedade, uma vez que os pais jamais falavam sobre drogas com seus filhos e pra piorar como já dito as pessoas não aceitavam os dependentes químicos com doentes e eram extremamente preconceituosos, excluíam essas pessoas da sociedade não prestando nenhum tipo de apoio e muitas vezes ridicularizando-as.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Cocaina


A cocaína é uma substância natural e não produzida em laboratórios, muito consumida pela camada da classe média alta da sociedade por ser uma droga com um preço elevado. A cocaína pode ser ingerida de diversas formas, aspirar é o mais comum mas a casos mais extremos de usuários que chegam a injetar a droga em sua corrente sanguínea, o que causa um efeito mais rápido e pode originar um ataque cardíaco fatal, conhecido como "overdose"(dose acima do normal).
A droga possui um aspecto cristalino, pó branco, devido a ser um sal(hidrocloreto de cocaína). O "crack" é uma substância mais impura e consequentemente afeta mais a pessoa do que a cocaína, em suma sua diferença para a cocaína é que ela é adicionada ao bicarbonato de sódio, o crack por sua vez é conhecido como a "cocaína" dos mendigos.
O consumo da droga vem diminuindo, mais isso está longe de ser considerada uma melhora devido aos usuários da drogas estarem a substituindo pela heroína, que falarei na próxima postagem. Por outro lado o consumo de heroína junto com cocaína vem aumentando. A cocaína porém possui um uso medicinal também como analgésico.

Efeitos

A cocaína a curto prazo é uma droga que causa danos principalmente no cérebro, como malformações e atrofia do cérebro, ela causa pequenos danos cerebrais cada vez que é usada, a duração dos efeitos de Euforia,sensação de poder da droga dura aproximadamente 30 minutos.

Em doses mais altas o consumidor pode sofrer de convulsão e depressão neuronal, coma, e pode levar até a morte. Os efeitos variam de pessoa a pessoa mais em grande parte dos casos é fatal.

O coma da cocaína é muito rápido levando a pessoa a morte em no máximo 3 horas, passado este tempo a pessoa poderá se recuperar porém de uma forma lenta.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Ecstasy e seus efeitos


O ecstasy é uma droga sintética produzida em laboratório muito consumida por adolescentes e até mesmo adultos em festas de música eletrônica, a droga é consumida para produzir efeitos de euforia de bem-estar e acima de tudo de autoconfiança principal motivo para os adolescentes a usarem(principalmente timidos) para se desinibirem e tomar atitudes que antes não tinham coragem.
Os efeitos contrários variam dentre eles os principais efeitos provocados pela droga são:
Insônia(devido aos efeitos de euforia provocado pela droga)
Espamos(contrações musculares involuntárias)
Visão Turva
Dor de Cabeça
Movimentos involuntários principalmente de braços e pernas

Efeitos Secundários:
Náuseas, Desidratação entre outros como convulsão, o usuário muitas vezes ignora os efeitos devido a sensação de satisfação, o que muitas vezes pode provocar um alto nível de exaustão que pode até mesmo ocasionar a morte.