terça-feira, 20 de maio de 2008

Cocaina


A cocaína é uma substância natural e não produzida em laboratórios, muito consumida pela camada da classe média alta da sociedade por ser uma droga com um preço elevado. A cocaína pode ser ingerida de diversas formas, aspirar é o mais comum mas a casos mais extremos de usuários que chegam a injetar a droga em sua corrente sanguínea, o que causa um efeito mais rápido e pode originar um ataque cardíaco fatal, conhecido como "overdose"(dose acima do normal).
A droga possui um aspecto cristalino, pó branco, devido a ser um sal(hidrocloreto de cocaína). O "crack" é uma substância mais impura e consequentemente afeta mais a pessoa do que a cocaína, em suma sua diferença para a cocaína é que ela é adicionada ao bicarbonato de sódio, o crack por sua vez é conhecido como a "cocaína" dos mendigos.
O consumo da droga vem diminuindo, mais isso está longe de ser considerada uma melhora devido aos usuários da drogas estarem a substituindo pela heroína, que falarei na próxima postagem. Por outro lado o consumo de heroína junto com cocaína vem aumentando. A cocaína porém possui um uso medicinal também como analgésico.

Efeitos

A cocaína a curto prazo é uma droga que causa danos principalmente no cérebro, como malformações e atrofia do cérebro, ela causa pequenos danos cerebrais cada vez que é usada, a duração dos efeitos de Euforia,sensação de poder da droga dura aproximadamente 30 minutos.

Em doses mais altas o consumidor pode sofrer de convulsão e depressão neuronal, coma, e pode levar até a morte. Os efeitos variam de pessoa a pessoa mais em grande parte dos casos é fatal.

O coma da cocaína é muito rápido levando a pessoa a morte em no máximo 3 horas, passado este tempo a pessoa poderá se recuperar porém de uma forma lenta.

Nenhum comentário: