terça-feira, 27 de maio de 2008

Religião X Droga


A religião vem sendo tomada como um importantíssimo instrumento contra o vício tanto físico como psíquico das drogas, tanto as legais(álcool e cigarro) como as ilegais(cocaína, maconha dentre outras). Muitas igrejas oferecem programas contra o vício, como por exemplo, Alcoólicos Anônimos e programas contra o uso de drogas.

A religião é totalmente contra o uso de qualquer tipo de droga seja licita ou ilícita, bem como grande parte da sociedade.

Antigamente nos anos 80 a droga era muito consumida entre os jovens hippies, que usufruíam descaradamente da maconha, alimentando assim o tráfico de drogas. O problema é que antigamente o tratamento era muito mais difícil uma vez que existia muito preconceito em relação a dependentes químicos, eles não era tratados como doentes e sim geralmente como vagabundos e como pessoas que não queriam parar de usar drogas(isso depois da época dos hippies). A igreja também oferecia um sistema de tratamento bem precário e muito raro sendo quase impossível achar um grupo de apoio aos dependentes. Outro motivo que ainda dificultou o tratamento da dependência química foi a falta de informação da sociedade, uma vez que os pais jamais falavam sobre drogas com seus filhos e pra piorar como já dito as pessoas não aceitavam os dependentes químicos com doentes e eram extremamente preconceituosos, excluíam essas pessoas da sociedade não prestando nenhum tipo de apoio e muitas vezes ridicularizando-as.

Nenhum comentário: