terça-feira, 3 de junho de 2008

Drogas Lícitas


Diferente do que muitas pessoas pensam(e generalizam) as drogas não são somente a ilegais, como maconha e cocaína, elas também compreendem o álcool e o cigarro, que aliás é um problema igual ou até mesmo maior que as drogas, uma vez que são de fácil acesso.

Teoricamente as drogas lícitas são proibidas a menores de 18 anos, porém sabemos que isso na prática não se realiza, qualquer possa de qualquer idade(mesmo tendo menor que 18 anos) muitos estabelecimentos vendem tais produtos com o único objetivo de ganhar lucro ignorando simplesmente fatores éticos e morais.


Outro problema agravante neste caso é que a maioria dos jovens de até 18 anos já tomaram algum tipo de bebida álcoolica e/ou consumiram um cigarro, e o pior de tudo isso é que tal decisão partem muitas vezes dos próprios pais que deveriam desincentivar o consumo de tais produtos que são extremamente prejudiciais a saúde(principalmente em crianças que tem seus corpos em formação). Infelizmente apesar de a lei existir há pouca ou nenhuma punição para quem comete o crime de vender estes produtos a menores de 18 anos.

Este problema só será resolvido com um esforço conjunto entre as autoridades e os pais. Os pais devem fazer sua parte proibindo(consequentemente não incentivando) o uso de tais produtos, bem como expor os riscos que podem causar na saúde, como dependência física, câncer, cirrose e até mesmo a morte no caso de uso excessivo.

Pesquisas revelam que o álcool é usado excessivamente em festas noturnas(baladas) e muitas vezes os jovens além de consumir o álcool misturam diversas bebidas e formam os famoso drinques, sem contar os jovens que fazem uma mistura potencialmente fatal de: Álcool, Drogas Ilícitas e cigarro. O consumo de bebidas em festas noturnas geralmente é comum e é usada com o pretexto de encorajar pessoas tímidas a se tornarem extrovertidas, porém muitas pessoas acabam exagerando além da conta e o efeito é de atitudes vergonhosas.

Já as autoridades tem o dever de fiscalizar com mais rigor os estabelicementos e puni-los também, pois atualmente qualquer um vende bebidas alcoólicas a menores de idades sem a miníma preocupação, claro que os donos dos estabelecimentos também devem se conscientizar e para de cometer este crime contra a sociedade.

Nenhum comentário: