terça-feira, 19 de agosto de 2008

Drogas x Violência


Como muita gente sabe o consumo de drogas vem aumentando significativamente nos últimos anos, principalmente em casas noturnas, baladas, "raves" e outros tipos de festa. O principal consumidor de drogas, sejam ela licitas ou não, ainda é o jovem de até 28 anos. Muitos desses jovens se deixam levar pelos "amigos" que o pressionam para começar a usar droga, a fim de que seja aceito no grupo social. Porém o que muitos desses jovens(até mesmo adultos) não sabem é que o consumo de drogas está diretamente ligados a violência, como explicarei a seguir.
O tráfico de drogas é um dos negócios mais rentáveis do mundo, uma vez que vem tendo crescimento absurdos, principalmente nos últimos anos. Não se tem uma data prevista de quando tenha começado porém sabe-se que cada vez, no caso do Brasil, favelas vem sendo tomadas por traficantes a fim de instituir o tráfico de drogas nelas e usufrui-las para venda aos jovens. O maior produtor de drogas como lcd e ecstasy ainda são os Estados Unidos da América, devido a alta quantidade de raves, uma espécie de festa de música eletrônica organizada em sítios, fazendas.....
O tráfico de drogas está ligado diretamente a violência, pois é ele que financia a compra de equipamento bélico dos bandidos, isso sem contar os marginais que fazem a segurança do negócio, guerras entre facções rivais. Outro problema é que esses marginais que fazem guerras entre si e mantém o negócio funcionando são também crianças, adolescentes que deveriam estar na escola estudando, mas que infelizmente não tiveram oportunidade e acabaram se desviando para o caminho da marginalidade , e o pior não é só isso, cada vez mais os traficantes estão "contratando" crianças mais jovens para fazer a segurança no morro e avisar, por exemplo, quando policiais estão chegando. O tráfico chega ao absurdo de convocar crianças para trocar drogas(transportando drogas dentro de seu organismo) para não chamar a atenção dos policiais.
Quanto ao tráfico de drogas há muitas incertezas, porém uma coisa é clara, enquanto o tráfico existir a violência também existirá.

Nenhum comentário: