terça-feira, 19 de agosto de 2008

Álcool X Violência Doméstica


Muitas pessoas com certeza adoram ingerir bebidas alcoólicas, tudo bem, porém algumas passam dos limites e acabam causando desgraças a outras pessoas e a si mesmo.
Estudos já comprovaram que qualquer dose ingerida de álcool no sangue prova alteração comportamental, ou seja, a pessoa pode fazer coisas sem ter a consciência de que está fazendo. Esta consequência da bebida alcoólica traz sérios problemas, por exemplo, uma pessoa está reunida com os amigos e ingere algumas doses de chopp, porém está mesma pessoa irá levar estes amigos de volta para casa, fica claro que em uma situação dessa a pessoa tem seus reflexos diminuídos, bem como outros efeitos colaterais, logo em uma situação de emergência, por exemplo, pode causar um acidente gravíssimo e matar a si próprio e também aos seus amigos.
Porém as pessoas esquecem muitas vezes de que não é somente no volante que a bebida traz efeitos colaterais e sim em qualquer situação. A maioria dos casos de violência doméstica registrado pelas delegacias indicam que o agressor havia ingerido bebidas alcoólicas antes de cometer o crime. Por este e muitos outros motivos a penalização perante a lei deveria ser mais severa não somente com quem ingerisse álcool claro e sim com todos.
Por um outro lado de nada adianta a lei ser mais severa se as pessoas não tomarem consciência, a pessoa, por exemplo, pode beber ninguém a esta impedindo, porém beba com moderação e seja prudente em seus atos, além do mais a pessoa que vende bebida deveria, pelo menos na teoria, cuidar do bem-estar da pessoa que está bebendo e não somente visar os lucros. Afinal até que ponto teremos que chegar para que as pessoas percebam que consumo excessivo do álcool além de prejuízo ao organismo é uma agressão a sociedade?

Nenhum comentário: